Pages

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Glaciar Perito Moreno, Argentina

Montanhas, bosques, lagos e gelo (muito gelo). Declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade em 1981, esse parque abriga quase a metade dos 2.600 quilômetros quadrados do Campo de Gelo Patagônico, considerada a maior área de gelo do planeta depois da Antártica. 

A estrela local é a imponente geleira Perito Moreno, no setor sul do parque, a 78 quilômetros da Calafate. Essa imensa formação gelada possui 5 quilômetros de largura em sua parte frontal e pontos que chegam a atingir 60 metros de altura.

O espetáculo mais esperado são os barulhentos desprendimentos de gelo sobre as águas do Canal de los Témpanos, fenômeno garantido pelos constantes avanços e retrocessos de seu território. Há três formas de apreciar a geleira dos mais diferentes ângulos: por água, com barcos que se aproximam dos paredões gelados; em terra firme, através das sete passarelas de madeira; e fazendo o trekking sobre o gelo.

Perito Moreno é uma das poucas geleiras da região que continuam avançando e, por essa razão, muitas vezes acaba represando as águas de um dos braços do lago. A força da enorme contenção, que pode causar um desnível de dezenas de metros, provoca uma lenta erosão no gelo, formando um gigantesco túnel. A estrondosa ruptura, que ocorre em períodos irregulares – a mais recente foi em 2008 –, é um dos fenômenos naturais mais espetaculares que se pode presenciar.

24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About