Pages

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

América do Sul Natureza Extrema

Desertos, geleiras, florestas, praias: em matéria de paisagens naturais nosso continente é imbatível.


Tayrona (Colômbia)
Parque Nacional Tayrona, Colômbia

Em meio à vegetação do Parque Nacional Tayrona, encontram-se os Ecohabs, meios de hospedagem integrados à natureza na região de Santa Marta, na Colômbia. O cenário é único no mundo: ali também está a Sierra Nevada de Santa Marta, cadeia montanhosa que alcança os 5.775 metros sobre o nível do mar e fica a apenas 42 quilômetros de praias banhadas pelo Mar do Caribe, o que faz dela a cordilheira costeira mais alta do planeta

Chimborazo (Equador)
Vulcão Chimborazo, Equador


Do alto de seus 6.267 metros de altitude, o vulcão Chimborazo, perto de Riobamba, é o pico mais alto dos Andes equatoriais. Domina uma região com vasta oferta de turismo de aventura no Equador, envolta pelo Parque Nacional Sangay, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1983, único a ostentar o título no país ao lado do Parque Nacional Galápagos. A imponência desse mítico vulcão, considerado extinto, inspirou o libertador Simon Bolívar a escrever a poesia "Mi Delírio sobre el Chimborazo"

Chaco paraguaio
Chaco, Paraguai

Nos rincões do Paraguai, a região dominada pelo Chaco é o lugar favorito de quem gosta de admirar a natureza. Ali há grande diversidade de flora e fauna. Não por acaso, a palavra que dá nome ao bioma deriva do original "chaku", que em quéchua significa "território de caça". Esse domínio natural estende-se por parte dos territórios de Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil, onde recebe o nome de Pantanal.
Salar de Uyuni, Bolívia
Salar de Uyuni, Bolívia


Fica no altiplano da Bolívia e é daquelas paisagens ditas surreais. O maior deserto de sal do mundo esparrama-se a perder de vista em um lugar a 3.650 metros sobre o nível do mar e cobre uma área de aproximadamente 12 mil quilômetros quadrados. A região mais visitada pelos turistas chama-se Isla del Pescado, pontuada por cactos que alcançam 10 metros de altura.




Perito Moreno, Argentina
Perito Moreno, Argentina


Uma das maiores atrações naturais da Argentina, é a geleira mais famosa da Patagônia. Esse gigante gelado estende-se por mais de cinco quilômetros de largura e chega a 60 metros de altura. É a estrela do Parque Nacional Los Glaciares, que reúne mais de 360 geleiras. De quando em quando, ocorre o desprendimento maciço de parte do paredão de gelo, mediante um estrondo amendrontador e fascinante. O resultado são icebergs flutuando soltos pelo Lago Argentino. Esse retumbante espetáculo, sem data certa para acontecer, mas monitorado por cientistas, é transmitido em cadeia nacional pelas TVs argentinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About