Pages

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cidades perdidas no mundo

Veja ruínas de cidades milenares pelo planeta; o melhor é que esses sítios arqueológicos estão abertos ao turismo.


Akrotiri, Santorini, Grécia
Akrotiri, Santorini, Grécia

Famosas por suas belezas cênicas, as ilhas gregas são um convite ao ócio e à "dolce vita". Mas Santorini, justamente a mais badalada delas, guarda também o sítio arqueológico Akrotiri, onde estão as ruínas do antigo Monastério de Katholiko. Escavações revelaram edificações da Idade do Bronze, algumas das mais importantes descobertas arqueológicas do Mediterrâneo. Mas em algum momento o local teve de ser abandonado em função de terremotos e erupções vulcânicas. Sim, num processo similar ao que aconteceu na italiana Pompeia, Akrotiri também foi coberta pela lava e teve suas construções preservadas.

Cartago, Tunísia


Cartago, Tunísia

Cartago foi fundada no século 9º a.C. pelos fenícios, destruída e reinventada por romanos e, posteriormente, caiu nas mãos dos árabes. Originalmente, a cidade controlou o comércio no Mediterrâneo, transformando-se numa potência econômica à época. As ruínas daquele que foi um dos centros urbanos mais importantes da humanidade resistem perto de Túneis, capital da Tunísia, e podem ser visitadas pelos turistas. 

Luxor, Tebas, Egito

Luxor, Egito

Esfinges com cabeça de carneiro guarnecem avenida dos templos principais em Luxor, antiga Tebas, no Egito. Ali foram feitas muitas das descobertas arqueológicas mais importantes de todos os tempos, tal como a faraônica tumba de Tutankhamon, trazida à luz em 1922 pelo egiptólogo inglês Howard Carter.

Troia, Turquia

Troia, Turquia

A lendária Troia remete à guerra entre gregos e troianos, epopeia descrita nos poemas de Homero. Suas ruínas foram encontradas em 1871, feito tributado ao alemão Heinrich Schliemann. Hoje o sítio arqueológico, situado próximo a Çanakkale e ao Estreito de Dardanelos, na Turquia, está aberto à visitação. Além de muros e colunas, há um anfiteatro romano no local, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1998.

Ruínas de Pompeia

Pompeia, Itália

A 22 quilômetros de Nápoles, na Itália, Pompeia ficou oculta por mais de um século após ter sido engolida por cinzas e lavas decorrentes da erupção do Vesúvio. A antiga cidade romana é hoje um dos sítios arqueológicos mais concorridos do mundo. E, de fato, proporciona uma visita impactante.

As ruínas de Persépolis, no Irã

Persépolis, Irã

Persépolis foi uma das metrópoles antigas mais suntuosas que o mundo conheceu. A capital do Império Persa, que se estendeu do Egito à Índia, levou mais de um século para ser edificada e exibiu em seu auge faustosas construções. Mas Alexandre, o Grande, colocou fim a todo esse esplendor: invadiu, conquistou e tocou fogo na antiga capital persa. Apenas em 1930 escavações arqueológicas revelaram o que ainda restava no local, que fica no sul do Irã e está aberto ao turismo.

Tikal, Guatemala

Tikal, Guatemala

Tikal é, simplesmente, o maior e um dos mais esplendorosos sítios arqueológicos já escavados em todo o continente americano. Fica na Guatemala, no meio da Floresta de Petém, e recebe milhares de turistas a cada ano. Foi, sem dúvida, uma das grandes metrópoles maias em seu apogeu, o chamado período clássico, compreendido entre 250 e 900 d.C. É reconhecido como Patrimônio da Humanidade desde 1979 e guarda as maiores pirâmides maias, a exemplo do Templo do Jaguar.

Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu, Peru

Ela não poderia faltar. Afinal, a fama de "cidade perdida" dos incas roda o mundo ainda hoje. Porém, Machu Picchu, no Peru, é muito mais: representa o esplendor da cultura que dominou um vasto território que se estendia do norte de Chile Argentina até o sul da Colômbia. O que mais impressiona, contudo, é constatar que seus edificadores deram um banho de engenhosidade ao integrar a cidade ao entorno natural. Machu Picchu fica no topo da montanha de mesmo nome, na área de transição dos Andes com a Amazônia, está cercada por vales e penhascos e protegida por terraços projetados em cascata para prevenir a erosão do solo. Patrimônio da Humanidade e uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About