Pages

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Nadando com as tartarugas gigantes de Akumal

Akumal é uma pequena cidade de praia localizada no México, mais especificamente na Riveira Maia, a 105 km de Cancun e 37 km de Playa del Carmen.
Akumal
O nome Akumal tem origem maia e significa “lugar das tartarugas”, já que a região há anos tem sido o destino preferido das grandes tartarugas marinhas.
Esse é, sem dúvida, o grande destaque da região: nadar com as grandes tartarugas marinhas! Não é necessário mergulhar com cilindro ou saber técnicas avançadas de mergulho. Basta utilizar snorkel para ver as tartarugas nadando tranquilamente a poucos metros da praia.
Para chegar até lá, é possível ir de carro, fechar um passeio através de agências de turismo ou contratar um motorista (táxi) para ficar à disposição. Escolhemos a terceira opção e contratamos um táxi privado que ficou à nossa disposição por 10h. O valor ficou USD 45 por pessoa. Visitamos Akumal e depois seguimos para as ruínas e praias de Tulum.
Fomos no início da manhã para Akumal, na tentativa de evitar o grande aglomerado de turistas tentando ver as tartarugas. Deu certo! Quando chegamos lá, a praia ainda estava vazia e nadamos com as tartarugas sem nos preocupar com os grandes grupos de turistas que, inevitavelmente, chegaram um tempo depois.
Akumal
Em compensação, quando chegamos nas ruínas de Tulum, o local estava tomado pelos turistas. Foi uma questão de escolha. Todos os principais pontos turísticos da Riveira Maia costumam ficar cheios de turistas, especialmente na alta temporada e no Reveillon, quando fomos. Curtir momentos de tranquilidade sem muvuca, só mesmo para quem sai cedo do hotel. De todo modo, acredito que fizemos uma boa escolha ao visitarmos primeiro Akumal e depois Tulum. Imagino que teria sido mais difícil nadar com fila de espera para ver as tartarugas do que aguardar alguns minutos para conseguir fotografar as ruínas.
Quando chegamos em Akumal fomos logo ao Akumal Dive Shop para conseguir o equipamento de mergulho. Na loja há a opção de compra ou aluguel do equipamento. Alugamos o snorkel (mascara con tubo), as nadadeiras (aletas) e o colete (chaleco salva vidas) por USD 17 ou $ 204 pesos mexicanos. O pagamento pode ser feito em dinheiro (dólares ou pesos) ou com cartão de crédito. É necessário deixar uma caução de USD 50 por pessoa. Eles aceitam câmera fotográfica, celular ou chaves do carro como caução.
AkumalAkumalAkumal Akumal
Lá também há armários para deixar as bolsas (USD 5 ou 10, dependendo do tamanho do locker) e duchas de água doce.
A loja também providencia mergulhos com cilindro, passeios de barco com parada para snorkel e grupos de snorkeling com guia. Na minha opinião, os grupos de snorkeling são dispensáveis, pois mesmo sem guia é fácil localizar as tartarugas.
AkumalAkumal
Fica o registro de que não é necessário pagar para mergulhar com as tartarugas. Então, caso já tenha o equipamento, é só seguir direito para a praia.
O Centro Ecológico Akumal, criado para a preservação do ecossistema de Akumal, exige que os turistas assistam a um vídeo com explicações sobre a região e também com recomendações para a preservação do local, tais como não pisar nos corais e não tocar nas tartarugas.
Akumal
Durante o mergulho, vimos umas cinco tartarugas, além de corais e vários peixinhos. Como a água é bem cristaliana e quase não há ondas, a visibilidade é ótima. Foi um espetáculo!
Uma pena que esqueci no hotel a câmera fotográfica à prova d’água que comprei especialmente para fazer esse passeio… Deixo aqui algumas fotos buscadas no google que mostram bem como é o mergulho.
AkumalTartaruga Akumal

Akumal
Quando cansar de nadar com as tartarugas, aproveite para curtir um pouco da praia de areia branca, água cristalina e muito coqueiros. O lugar é maravilhoso!
AkumalAkumalAkumal Akumal
Dá para ficar o resto do dia curtindo o dolce far niente neste pedaço de paraíso. Todavia, se quiser seguir viagem, a sugestão é conhecer Tulum ou então visitar um dos parques XCaret ou Xel-Há.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About