Pages

domingo, 12 de outubro de 2014

Tepuis, Brasil, Guiana e Venezuela

Entre o Brasil, a Guiana e a Venezuela, existem montanhas de topo plano chamadas Tepuis. Formando mesetas sobre as nuvens, os Tepuis são uma surpreendente obra da natureza, que inspiraram o livro de Arthur Conan Doyle “ O Mundo Perdido” e o filme “Up”. O Monte Roraima, que se divide entre os três países, é o maior e mais impressionante.

Apesar do desafio, a aventura não exige nenhum tipo de profissionalismo, basta disposição e um pouco de preparo físico. Isso porque, dependendo do trajeto escolhido, são percorridos de 40 a 100 quilômetros entre subidas e descidas. “Pouco a pouco”, repetem os experientes guias.
Da entrada do parque até o primeiro acampamento, a caminhada é suave. Os visitantes montam barracas para dois, e água e comida são providenciados pelos guias. O descanso é providencial, porque na manhã seguinte, subidas mais íngremes e travessia por belíssimos rios levam o grupo aos pés do Roraima. À tarde, almoço e mais descanso.

Aos pés do Roraima, após desfrutar de lindas paisagens, todos se perguntam como irão subir o percurso até o topo. É preciso reunir muita energia para o esforço final de 900 metros, vencido em cerca de quatro horas e com o valioso apoio dos guias. Já em cima da grande “mesa” de pedra, os turistas podem contemplar mais preciosos vistas.

O parque de cristais é um dos locais mais requisitados pelos visitantes, devido à profusão de quartzos brancos espalhados pelo chão, formando um cenário mágico. A clássica foto de recordação é tirada na ventana, local onde o aventureiro é fotografado “à beira do precipício”, com uma “mãozinha” dos guias. Se der sorte, o turista pode ver a água saindo das nuvens no exato momento da chuva.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About