Pages

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Grand Canyon, EUA

Tudo nesta formação natural é exagerado. Ao norte do Estado norte-americano do Arizona, o Grand Canyon é o maior cânion do mundo, um templo da geologia que se estende por mais de 400 km, chegando a medir 29 km de largura, com profundidades de mais de 1.500 metros.

Ao longo do último século, centenas de autores descreveram a enorme paisagem que é o Grand Canyon. Muitas vezes, as palavras não conseguem transmitir adequadamente o sentimento de admiração e maravilha que muitos visitantes sentem. O presidente americano Theodore Roosevelt afirmou certa vez: "O Grand Canyon enche-me de admiração. Não tem comparação possível — não tem descrição possível; absolutamente inigualável em qualquer parte do mundo." 

Existem, obviamente, outros desfiladeiros no planeta: alguns são mais compridos, outros mais largos, e alguns são até mais profundos. Os visitantes ficam muitas vezes surpreendidos por o Grand Canyon não ter nenhum recorde de tamanho. É, no entanto, considerado pela maior parte das pessoas como "o" desfiladeiro. "Como se não existisse mais nenhum acidente topográfico na face da terra", escreveu Edward Abbey. 

Geologicamente o desfiladeiro vai desde Lee's Ferry, perto da fronteira entre Arizona e Utah, até às Falésias de Grand Wash, a 445 quilómetros de Las Vegas. Em largura, pode medir entre 400 metros e 29 quilómetros. Em alguns locais, o desfiladeiro tem mais de quilómetro e meio de profundidade. 

No entanto, não são números que fazem esta paisagem grandiosa, mas uma combinação de fatores. A paisagem desértica e a ausência de cobertura vegetal revelam uma história geológica sem paralelo; surpeendentemente, as camadas de rocha que se podem ver no Grand Canyon mostram poucos sinais de erosão. As camadas estão num estado de preservação quase perfeito. Não há mais nenhum local na Terra que mostre em tão boa condição tantos anos da história da Terra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About