Pages

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Mesa Verde, EUA

O Parque Nacional de Mesa Verde, se eleva sobre uma altura que chega a 2600 metros, no sudoeste do Colorado. Mesa Verde faz parte do Patrimônio Mundial da Humanidade, e se destaca por ter, em meio a suas montanhas, cânions e penhascos, vestígios preservados de maneira impressionante de habitantes nativos da região que habitaram no local por mais de 700 anos na pré-história.

Há cerca de 100 milhões de anos, Mesa Verde e a área que a rodeia estavam cobertas por um mar pouco profundo, e os depósitos de areia formaram as camadas de arenito que compõe a maior parte da geologia do parque. À medida que o mar recuava para o sul, uma elevação na área criou o alto planalto que é Mesa Verde. Passado algum tempo, pequenos ribeiros abriram caminho pelo planalto, criando íngremes desfiladeiros que separam as várias mesas. Mais a sul, a mesa continua até ao deserto. 

Desde a entrada do parque no Vale de Montezuma, a elevação aumenta ingrememente até ao topo plano da mesa. As elevações no parque vão dos 1860 metros até aos 2560 metros acima do nível médio das águas do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About