Pages

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Deserto do Saara, África

O Deserto do Saara se estende por 10 países do norte da África, ocupando um espaço semelhante ao tamanho do Brasil. Trata-se de um dos lugares mais selvagens e áridos do planeta, mas também tem algumas das paisagens mais bonitas, com suas dunas que parecem não acabar nunca.

Ao contrário do que muitos pensam, o Saara situa-se, quase totalmente, numa região de planalto (em média 300 metros de altitude) com presença de cadeias montanhosas. Podemos encontrar algumas regiões com rochas, porém grande parte do Saara é composta por areia. As dunas do deserto são formadas pelas perigosas tempestades de areia. Existem também os oásis, pequenas áreas com presença de água e vegetação.
As chuvas são extremamente raras e as temperaturas podem chegar a 50º C durante o dia e –5º C à noite. Com estas condições climáticas e geográficas é praticamente impossível viver no Saara. Poucos povos, entre eles os tuaregues e os beduínos, habitam esta região. Os beduínos costumam atravessar constantemente o Saara, acompanhados de seus camelos, para praticarem o comércio ambulante. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About