Pages

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ryokans Japoneses, Japão

 Neste caso não se trata de um local nem de um monumento, mas de um tipo de construção. Os Ryokans, mais de 58 000 no Japão inteiro, são tradicionais albergues japoneses. Apesar de alguns deles serem bem caros, não espere luxo e, sim, uma espécie de spa minimalista japonês, com tatames, uma mesa no quarto, e muita tranquilidade. O café da manhã é servido no quarto, e costuma ser bem diferente, com arroz, peixe grelhado, algas, soja e até ovo cru.

Por mais de mil anos, a nobreza japonesa tem visitado os Cânions de Arashiyama, próximo à Kyoto, a fim de encontrar paz e tranquilidade. Aqui sigo os passos deixados por esta nobre herança. Comecei fazendo um cruzeiro pela costa oeste do Japão.

Ao desembarcar, um pequeno bote estava a nossa espera em ‘Moon Crossing Bridge’ para nos levar rio acima em uma curta viagem de 100 anos de tradição ryokan: o Hoshinoya Kyoto, uma casa de hóspedes onde os ryokans oferecem comida japonesa tradicional e muita hospitalidade. Este lugar, construído ao estilo das casas de chá sukiya, oferece uma autêntica e impecável hospitalidade associada ao mais moderno conforto.

A comida é uma característica chave dos ryokans de Hoshinoya Kyoto. Você pode escolher entre comer em sua suíte ou em uma das várias pequenas salas de refeição. Eu fui à segunda sala de refeição que estava lindamente decorada de maneira nobre. As luzes eram fracas, porém o suficiente para mostrar os hachis (pauzinhos) vermelhos com os quais se come; eles estavam juntos aos suaves pratos brancos sobre uma mesa de madeira. Havia também um grande e fino jarro de água com um balde preto cheio de gelo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Blogroll

About