Pages

sábado, 6 de dezembro de 2014

Cidade de Paraty

A cidade de Paraty, foi uma cidade brasileira planejada. Apesar de antigo, todo o centro histórico de Paraty foi totalmente planejado na época de sua construção, devido ao grande potencial portuário da cidade. O resultado disso hoje, é um centro histórico com 31 quadras muito bem preservadas, que ainda mostra com clareza o estilo de construção que os portugueses empregaram na cidade no início do século 19.



Por volta de 1640 o núcleo chamado Paratiy foi transferido para onde hoje se situa o centro histórico, em “légua e meia de terra entre os rios Paratiguaçu (hoje Perequê-Açu) e Patitiba” doadas por Maria Jácome de Mello. Esta, ao fazer a doação, teria imposto duas condições: que a nova capela fosse feita em devoção a Nossa Senhora dos Remédios e que se guardasse a segurança dos gentios guaianases.


Em 1660, o florescente povoado se rebela exigindo a separação de Angra dos Reis e elevação à categoria de Vila. Surgia em 1667 a Villa de Nossa Senhora dos Remédios de Paraty. Convém salientar que Paraty foi a primeira cidade brasileira a ter sua autonomia política decidida por escolha popular

Um comentário:

 

Blogger news

Blogroll

About